O último ano do ensino médio frequentemente se desenha repleto de incertezas e pressões concernentes ao caminho que os estudantes escolherão trilhar em sua trajetória, a partir do próximo ano.
Com o propósito de estreitar os laços dos alunos com as variadas perspectivas de carreira, o Colégio Delta promove uma série de iniciativas e projetos familiarizam os estudantes com os conceitos e etapas necessárias para definir e atingir seus objetivos.
Futuro e carreiras
Um desses projetos é o Futuro e Carreiras, onde os alunos, junto da equipe pedagógica (coordenação, orientação e projetos), mapeiam as universidades pelas quais têm interesse em ingressar. A partir daí, a turma passa a conhecer os processos e formas de ingresso, cursos e visitar os campus e unidades das faculdades.
Neste ano, as universidades visitadas pela turma foram:
– Centro Universitário Belas Artes
– Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM
– Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
– Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP
– Instituto de Tecnologia e Liderança – Inteli
– Instituto Mauá de Tecnologia
– Escola Superior de Engenharia e Gestão de São Paulo – ESEG
– Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
A iniciativa fez com que os alunos conhecessem na prática a vivência dos cursos ofertados, estimulando-os a direcionar seus planos e expectativas acerca da carreira e do mercado de trabalho de forma mais assertiva.
Metas e expectativas sobre o futuro: estímulo desde a infância
No Colégio Delta, os alunos são estimulados a conhecer e explorar as diferentes profissões, formações e o mercado de trabalho desde o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Ainda nos primeiros anos do ensino fundamental, os alunos são expostos à diversas atividades e projetos que envolvem o entendimento e o aprofundamento sobre as carreiras e ofícios daqueles que fazem parte do seu cotidiano: familiares, amigos, vizinhos e colaboradores do colégio. Assim, os alunos reproduzem os conhecimentos em atividades práticas e lúdicas.
A partir dos anos finais do ensino fundamental, os alunos são motivados a explorar carreiras e formações de modo geral – onde já demonstram o interesse em conhecer o cotidiano e a trajetória de diferentes profissionais, em eventos como a Feira de Profissões.