Em período de pandemia e isolamento social, uma das coisas que mais pode unir pessoas é a bondade.
Bondade conecta pessoas, fazendo pontes entre diferentes religiões, gêneros, raça, cultura, enfim, toda diversidade é aceita na bondade. E a melhor parte é que ela cultiva alegria, principalmente quando os atos bondosos acontecem mais frequentemente, e o benefício é mútuo, tanto aquele que recebe o ato quanto o que realizou experienciam uma emoção positiva.
A neurociência estuda os benefícios de atos de bondade e temos estudos comprovando que eles são componentes chave até mesmo para uma vida mais saudável e longa
Incentive bondade em sua sala de aula, escola, família, comunidade tentando alguma das ideias que levantamos ao longo deste post.
Bondade na prática
Ensine habilidades socioemocionais
A bondade como toda habilidade precisa ser treinada e incentivada continuamente para que se torne um hábito, ensinar aos estudantes sobre bondade os torna mais empáticos, mais socialmente conectados e atentos ao seu entorno. Ensinar habilidades sociais como escuta ativa e empática, respeito a diferentes perspectivas, cria-se um ambiente seguro emocionalmente em que a norma é ser bondoso.
Bondade é contagioso, então espalhe
Até mesmo as menores ações podem te lembrar sobre bondade, qualquer pequeno gesto é uma inspiração, bondade é muito amplo então ensine quantas formas de bondade puder imaginar para que seus estudantes possam diferenciar um ato bondoso do não-bondoso. Adicione a sua rotina algo como “minuto da bondade” para que os estudantes possam destacar o que viram ou que realizaram no dia e para que possam perceber o que sentiram presenciarem aquilo.
Desafie-os
Dê tempo e espaço para que as crianças possam ser bondosas e faça com que suas histórias de bondade sejam contadas, anonimamente ou não, durante eventos ou momentos da aula em que eles estejam juntos e possa conversar sobre aquilo.
Não se esqueça de você
Algumas vezes somos extremamente gentis com outras pessoas, mas nos esquecemos de nós mesmos, pratique atos bondosos consigo, adultos e crianças precisam de bondade, então não se esqueça de começar por você!
Seja transparente e mostre a sua intenção em criar um mundo mais bondoso. Seja o seu ato bondoso, segurar a porta para alguém passar, comprar algo para um desconhecido necessitado na rua, escrever um cartão ou uma mensagem de texto “saudades de você” e enviar para aquele amigo… Pergunte-se ativamente e todos os dias “O que eu vou fazer para fazer a diferença hoje?”
Fonte : https://www.olideremmim.com.br/blog/a-bondade-que-conecta/