Na tarde do dia 3 de fevereiro, último dia da primeira semana de aulas, alunos do EFAF (Ensino Fundamental Anos Finais) e EM (Ensino Médio) do Colégio Delta realizaram assembleias para discutir e aprovar um contrato de convivência para o ano letivo de 2023. As reuniões foram conduzidas no auditório da escola pelo corpo docente e contou com a importante participação dos alunos. O contrato de convivência é um documento que estabelece regras, direitos e responsabilidades comuns a todos os alunos. Ele inclui questões relacionadas ao ambiente em sala de aula, à utilização dos espaços da escola e à disciplina, tanto em classe como em ambientes externos. O objetivo é garantir um clima escolar saudável, seguro e acolhedor para todos. No primeiro momento da assembleia, os representantes de cada turma apresentaram uma lista de direitos e responsabilidades produzida coletivamente no primeiro dia de aula por meio de uma metodologia ativa chama rodízio de estações, em que subgrupos são convidados a rotacionar em pequenas ilhas de trabalho, cada uma com um desafio diferente.

Em seguida, os alunos discutiram cada item do contrato, apontando sugestões e discutindo aspectos pertinentes ao bom convívio entre si e, principalmente, ao desempenho escolar, tudo isso em um clima de colaboração e empenho para construir um contrato justo e eficaz.

Após a discussão, o contrato foi aprovado por ampla maioria dos alunos presentes. Cabe ressaltar a importância da participação dos estudantes na construção do acordo e a pronta disponibilidade de todos para cumpri-lo. O contrato de convivência aprovado na assembleia será utilizado como referência durante o ano letivo. O Colégio Delta espera que a participação dos alunos na tomada de decisões conscientes e transformadoras resulte em um ambiente escolar mais harmonioso, acolhedor, justo e produtivo: marcas que fizeram de nossa escola uma referência de ensino na região.