Nesta semana, os alunos da Educação Infantil conheceram uma maneira diferente de reutilizar o resíduo orgânico. As crianças montaram a composteira, que é uma estrutura para o depósito e transformação do lixo orgânico em húmus.

Compostagem

É um processo em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação da matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material fértil e muito rico em nutrientes. Sem ela, a matéria orgânica e os nutrientes presentes nos seres que um dia já foram vivos, ficariam presos e inertes no solo.

O projeto está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UNESCO, e possibilitou que os alunos participassem ativamente do processo, entendendo como funciona e qual a importância da prática para o meio ambiente.

O colégio compõe o grupo de Escolas Associadas da UNESCO, desenvolvendo projetos que integram métodos multidisciplinares, a fim de promover a formação de agentes transformadores. Na Educação, a principal diretriz da UNESCO é auxiliar as escolas a atingir metas, promovendo o acesso e a qualidade da educação em todos os níveis e modalidades, incluindo a educação de crianças e jovens.