Como parte do projeto de conscientização digital, o Seja Incrível Na Internet, que acontece em sua segunda edição, o Colégio Delta realizou um circuito instrutivo, onde foi a vez dos alunos atuarem como educadores. As famílias participantes se organizaram entre diferentes grupos e dinâmicas, para compreender os conceitos de boas práticas de cultura e cidadania digital.

Rotação por estações

O circuito contemplou atividades dinâmicas, envolvendo a participação de todos os integrantes, e que introduziram os temas de cidadania, segurança e privacidade de dados, identificação de riscos e colaboratividade. Assim, as atividades foram organizadas em uma rotação por diferentes estações:

• Estação 1: Debate aberto para discussão de comportamentos diante de situações de risco, quebra de privacidade de dados, compartilhamento de informações sensíveis, tempo de uso de dispositivos e canais de mídias sociais, entre outros temas;
  • Estação 2: Quiz para o teste de conhecimentos acerca das boas práticas de cultura digital;
  • Estação 3: Teste de verdadeiro ou falso, com situações de possíveis riscos ou crimes virtuais;
  • Estação 4: Oficina de criação de senhas fortes, seguindo as recomendações de elaboração de palavras-chave seguras;
  • Estação 5: Jornada gamificada de cidadania digital.

Ao longo das interações, os pais foram orientados e guiados pelos alunos – estudantes dos 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) –, que puderam, no ato de ensinar, reproduzir conceitos e trabalhar habilidades que já estão familiarizados no seu cotidiano, através da disciplina de Cultura Digital e a sua integração com as demais competências de conhecimento.

Além da mediação dos grupos entre os temas, os alunos apresentaram um painel, onde exploraram o Código de Ética Digital. O texto, que prevê uma série de diretrizes para a navegação segura e responsável, foi reformulado e apresentado pelos estudantes, com o objetivo de reunir e simplificar as orientações.

Para conferir o Código de Ética Digital reformulado pelos alunos, além de outros trabalhos realizados durante o circuito Seja Incrível Na Internet, basta acessar este link.

O que é o Seja Incrível Na Internet?

Seja Incrível Na Internet é um projeto do Google, com o objetivo de educar jovens e crianças para que possam tomar decisões inteligentes na Internet, com base em fundamentos de segurança on-line e cidadania digital. O projeto foi incorporado na proposta pedagógica do Colégio Delta que foi a primeira escola de referência Google da zona norte de São Paulo, integrando as ferramentas e propostas do Google for Education para criar um ambiente educacional inovador dentro e fora da sala de aula.

Baseado em 5 pilares-chave, o programa desenvolve ações que promovem o ensino, o acompanhamento e a reprodução de orientações e habilidades que deverão guiar a navegação segura, confiável e responsável de crianças, jovens, familiares e da comunidade ao redor.

No Colégio Delta, o programa é introduzido em todas as turmas de Ensino Fundamental Anos Iniciais – EFAI até o Ensino Médio, incorporado ao cronograma pedagógico da disciplina de Cultura Digital – ministrada por educadores certificados pelo Google. As atividades são apoiadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que prevê a implementação da Cultura Digital como uma de suas competências gerais.

Saiba mais: O que é cultura digital? Entenda mais sobre o que é cultura digital, o que é previsto pela BNCC e como aplicar ao cotidiano do aluno desde a infância.