Juliana Yamasaki, 15, é campeã paulista de judô nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo 2023.

Juliana Yamasaki, 15 anos, atleta de judô e aluna do Colégio Delta, é campeã paulista nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp). A atleta competiu contra alunos da rede pública e privada, e garantiu seu lugar nos Jogos da Juventude, onde irá representar o estado de São Paulo em setembro.

A judoca completa 11 anos de trajetória no esporte, em que conquistou diversos títulos nacionais e regionais. Em junho, conquistou o 1º lugar da Seletiva de Judô do Jeesp, na categoria Sub17 (14 a 17 anos), representando o colégio. A competição reúne atletas alunos de escolas da rede pública e privada de todo o estado de São Paulo.

Segundo Juliana, a rede de apoio firmada por sua família e pelo colégio têm sido substanciais para os seus resultados em mais de uma década de dedicação ao judô. “Estudei no Colégio Delta durante quase toda a minha vida e, desde o início, tive todo o apoio, compreensão e motivação por parte da escola. Além disso, meus pais sempre estiveram comigo, me acompanhando e oferecendo todo o suporte possível durante a trajetória no esporte, e isso faz toda a diferença”, destaca a atleta.

Jogos Escolares do Estado de São Paulo

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo são destinados às representações das Unidades Escolares da rede de ensino fundamental e médio em todo Estado, e têm por objetivo promover através da prática esportiva a integração e o intercâmbio entre os alunos das instituições.

A competição estadual incluí 25 modalidades, e busca favorecer a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser indicados para integrar a Delegação do Estado de São Paulo para as Paralimpíadas Escolares – Etapa Nacional, participar dos programas “Bolsa Talento Esportivo” e “Centro de Excelência Esportiva”, além de fomentar o Desporto e o Paradesporto Escolar no Estado de São Paulo.

Com a conquista do 1º lugar, a atleta garantiu sua vaga nos Jogos da Juventude 2023.

Jogos da Juventude 2023

Com a vitória no Jeesp, a judoca também garantiu sua vaga para representar o Estado de São Paulo e o Colégio Delta nos Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que acontecem em setembro.

O evento, que é uma das maiores competições esportivas do Brasil, reúne os melhores atletas de 15 a 17 anos de escolas públicas e privadas do país todo. Os jogos serão sediados pela cidade de Ribeirão Preto, e receberão cerca de 4500 competidores, divididos em 18 modalidades.