Atravessando um período crucial de desenvolvimento, a infância e a adolescência são fases que demandam atenção especial, não apenas para o crescimento físico, mas também para o crescimento emocional. Nesse contexto, a educação socioemocional emerge como uma ferramenta fundamental para cultivar a resiliência e a saúde mental desde cedo.

Saúde mental de crianças e adolescentes

Apesar do destaque que a abordagem tem ganhado, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos em relação à saúde mental na infância e adolescência. Fatores como a crescente exposição a tecnologias digitais, o bullying escolar e as pressões acadêmicas podem afetar negativamente o bem-estar emocional dos jovens. Uma pesquisa realizada pelo UNICEF, por meio do U-Report, em 2020, constatou que 72% dos respondentes sentiram necessidade de pedir ajuda em relação ao seu bem-estar físico e mental durante a pandemia, sendo que 41% não recorreu a ninguém.

A educação socioemocional visa capacitar crianças e adolescentes com habilidades para gerenciar emoções, estabelecer relacionamentos saudáveis, tomar decisões responsáveis e lidar com desafios pessoais. Essas competências são essenciais não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para o desenvolvimento geral dos indivíduos –  segundo os dados Consultoria Internacional McKinsey destacam que 30 a 40% dos empregos do futuro vão requerer habilidades socioemocionais explícitas. Ao fornecer ferramentas para compreender e expressar emoções, resolver conflitos e desenvolver empatia, a educação socioemocional contribui diretamente para a prevenção de problemas de saúde mental e comportamentos negativos.

Educação socioemocional na escola

Diante deste cenário, o Colégio Delta têm ampliado a integração da educação socioemocional no currículo pedagógico, adotando práticas que auxiliam crianças e adolescentes a lidar com suas emoções, resolver conflitos de maneira construtiva e cultivar a empatia.

No segundo semestre de 2023, a escola firmou uma parceria com o LIV – Inteligência de Vida, um programa que enfatiza a importância de criar ambientes inclusivos e de apoio.

A parceria entre o colégio e o programa dedica momentos estruturados para cuidar do desenvolvimento socioemocional de toda a comunidade: alunos, famílias e equipe escolar.

Como os alunos vivenciam o LIV?

Na Educação Infantil, convidamos as crianças a reconhecer e nomear as emoções básicas:

• medo;
  • alegria;
  • tristeza;
  • raiva;
  • e o amor, essencial nos vínculos afetivos e na construção subjetiva.

Por meio de recursos como músicas, histórias e personagens, as crianças identificam as emoções nas situações comuns do seu dia a dia.

Do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, temos como foco o conceito da Inteligência Emocional do psicólogo Daniel Goleman. Por meio de histórias e personagens exclusivos, os alunos a entendem sentimentos complexos e os quatro pilares da teoria são estimulados:

• autoconhecimento;
  • autorregulação;
  • empatia;
  • relacionamento.

Nos 4º e 5º anos, os estudantes entendem o seu papel no mundo, através de projetos e jogos colaborativos. A gamificação e o posicionamento dos alunos como protagonistas realiza o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como comunicação, criatividade e colaboração.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, os estudantes experimentam um momento de muitas transformações: a adolescência. Projetos, dinâmicas e séries audiovisuais, que buscam conectar os alunos através da identificação, serão ferramentas para ajudá-los a lidar com os desafios e a desenvolver habilidades socioemocionais, tais como:

• pensamento crítico;
  • perseverança;
  • proatividade;
  • colaboração;
  • comunicação;
  • criatividade.

Alinhado com o Novo Ensino Médio, o programa estrutura o Projeto de Vida do aluno, que será organizado em três blocos temáticos, um para cada série:

• 1ª série do Ensino Médio: Como eu estou? (Autoconhecimento e protagonismo);
  • 2ª série do Ensino Médio: O que me move? (Influência de temáticas atuais nas escolhas pessoais);
  • 3ª série do Ensino Médio: Para onde vou? (Como traçar futuros possíveis para si e para o mundo).

Competências socioemocionais na BNCC

Por meio de recursos audiovisuais exclusivos, textos e dinâmicas coletivas e individuais, contemplamos os quatro eixos estruturantes exigidos pela BNCC no Novo Ensino Médio:

• Investigação científica;
  • Processos criativos;
  • Mediação e intervenção sociocultural;
  • Empreendedorismo;
  • e o eixo Emocional, adicionado da metodologia LIV.

Através dessa abordagem holística, o colégio busca não apenas preparar os alunos para os desafios acadêmicos, mas também para a vida como cidadãos responsáveis e compassivos. O programa fará parte da matriz pedagógica do Colégio Delta a partir do ano letivo de 2024.