Durante o primeiro semestre de 2023, o Colégio Delta recebeu agentes da PMSP – Polícia Militar de São Paulo para ministrar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o PROERD – realizado em quatro meses, e tem como objetivo capacitar os alunos sobre os riscos e consequências do envolvimento com drogas e a violência, desenvolvendo habilidades de tomada de decisões saudáveis.

O programa, aplicado por meio de uma parceria entre a Polícia Militar e o Colégio Delta, é direcionado aos alunos do 5º ano EFAI – Ensino Fundamental Anos Iniciais, e contou com um circuito didático, que apresenta conceitos de segurança civil, saúde e cidadania de forma clara e dinâmica, para aproximar os temas da linguagem e cotidiano das crianças e trabalhar a familiarização dos mesmos com as práticas.

Na noite desta quinta-feira, 16, foi realizada a formatura dos 50 alunos participantes do curso. A solenidade também contou com o destaque para os melhores trabalhos de produção textual – onde os estudantes exploraram a importância do projeto em suas vidas, e como podem compartilhar os esforços para além do ambiente pedagógico.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência trabalha reunindo esforços colaborativos entre a Polícia Militar, a escola e a família, enquanto ferramenta para o desenvolvimento de habilidades para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

Dessa forma, o direcionamento de ações a toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis, promove uma reflexão sobre a importância da família como primeiro ambiente de prevenção.

Assim, o programa adota como propósito central a capacitação dos alunos como multiplicadores do conhecimento absorvido durante as aulas para amigos, colegas e familiares, atuando como transformadores na comunidade em que estão inseridos.

Confira as fotos da cerimônia: