Bullying é conhecido como a prática de atos violentos, intencionais e repetidos contra uma pessoa, podendo causar danos físicos e psicológicos às vítimas. Em função da prática do bullying na escola, crianças e adolescentes em idade escolar vivem diariamente questões únicas de provação, identificação e definição das suas novas crenças.

Devido a complexidade em integrar projetos aos quais o bullying na escola seja o principal elemento, o Colégio Delta juntamente com o corpo docente e diretivo, iniciou o programa “Juri do Bullying”, iniciativa em que foi criada com a finalidade de avaliar situações fictícias onde há modelo de vítima e agressor. Permitindo que os alunos realizem o discernimento do certo e errado, ouvindo ambas as partes, permitindo a reflexão e o debate sobre a prática do bullying na escola.

Por conseguinte, os alunos compreenderam e aprenderam a identificar as diversas formas da prática do bullying na escola, favorecendo sua compreensão e prudência sobre a prática.

O objetivo em desenvolver o projeto anti-bullying nos colégios é promover e minimizar a violência escolar produzida pelo bullying na escola, sensibilizando e conscientizando os alunos do ensino infantil, fundamental e Ensino médio, deste modo, é possível pontuar alguns impactos para o estudante a partir do momento que é trabalhado o projeto, sendo eles:

• A escola se torna um ambiente mais seguro e agradável:

A missão do corpo docente é promover a formação de cidadãos de bem, educando o aluno para que ele possa ter o discernimento do certo e errado, praticando o ato do respeito, cooperação e senso de coletividade, combatendo com veemência a prática do bullying na escola e em quaisquer locais.

•  Melhoria no desempenho escolar:

O instituto educacional deve a todo momento promover um ambiente agradável e salubre. O aluno que vivencia por situações às quais ele se torna alvo do bullying na escola, está apto a criar maior resistência em frequentar o ambiente escolar, impedindo seu desenvolvimento pedagógico e social.

Promover a Saúde Emocional e aprendizagem socioemocional

É necessário sempre trabalhar projetos que proporcione aos alunos uma reflexão sobre o quanto o tema é causador de sofrimento para a vítima e os impactos que isso pode causar para quem pratica.

A escola também deve garantir que eles possuam um espaço para exteriorizar suas angústias, tristezas e dúvidas.

Como a família pode ajudar nesse processo?

O âmbito familiar é uma das principais bases que faz com que o estudante se sinta aberto a diálogos, exercendo um papel fundamental no auxílio contra o combate do bullying na escola, sendo assim, o ato de abordar o tema dentro de casa é primordial, como por exemplo:

• Observar e conversar com o seu filho:
      O diálogo e o suporte são essenciais para que exista uma aproximação e confiança entre a família e a criança/adolescente, assim, fica mais fácil entender o que pode está acontecendo e reunir mais informações sobre o dia-a-dia e a sua rotina, evitando que a criança/adolescente esteja passando pela situação de aceitar o bullying na escola.
  • Mostrar como conflitos são solucionados de maneira não-violenta:
    A criança/adolescente em sua grande maioria usam os adultos de dentro de casa como suas maiores referências de convivência e como agir em sociedade. Na medida em que haja conflitos constantes no lar, isso irá refletir no comportamento da criança, fazendo com que ocorra uma distorção na forma ao qual se percebe o bullying na escola, levando a prática ou aceitação.

Atualmente o bullying na escola vem preocupando organizações estudantis, pais, conselhos, entre outros. Posto isso, somente uma sociedade unida com o olhar voltado a crianças e jovens, auxiliará no desenvolvimento de um adulto com valor, moral e ética.