Além de uma rotina de estudos, o apoio psicológico da família e da escola são fundamentais para o desempenho do participante.

Com a proximidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a tensão entre os jovens vai se intensificando e, além da dedicação nos estudos, o equilíbrio emocional também é de extrema importância para que o aluno possa ter um bom desempenho.

A prova tem o objetivo de avaliar o aproveitamento escolar dos estudantes ao término do ensino médio e, atualmente, também é utilizada como meio de acesso ao Ensino Superior. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação, esta edição conta com 3.396.632 pessoas inscritas.

Esse ano, o exame acontecerá em dois domingos, nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia, os participantes terão cinco horas e meia para responder uma prova composta por 90 questões de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de uma redação de até 30 linhas.

Já no dia 20, será a vez dos estudantes responderem às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com um total de cinco horas e meia. Os portões serão fechados às 13h e a prova iniciará às 13h30.

Driblando a ansiedade e a insegurança

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Delta, Gabriela Dinis, a falta de rotina de estudos e a ansiedade são dois dos principais problemas enfrentados pelos estudantes no período imediatamente anterior ao Enem.

Sobre o primeiro ponto, ela afirma que os alunos desenvolvem o hábito de estudar às vésperas da prova, mas esta conduta, “apesar de trazer resultados no curto prazo, não é efetiva na memória de longo prazo”, fazendo com que eles tenham sempre um déficit de conteúdo em relação a estes temas que são de sua menor aptidão.

Já em relação à questão da ansiedade, Dinis afirma que tal transtorno atrapalha muito o desempenho dos alunos, “pois gera desatenção, dificuldade de concentração e compreensão, nervosismo e outros fatores”.

A pedagoga, então, ressalta que a melhor solução para manter um alto desempenho e não ter problemas no Enem e nos vestibulares, é a manutenção de bons hábitos alimentares, rotina do sono e constância nos estudos. “Uma vida regrada tem benefícios para o metabolismo, prevenindo ou diminuindo a ansiedade. E a constância nos estudos ajuda a consolidar os conteúdos tão necessários a eles neste momento de avaliações”, afirma.