Em 1º de janeiro de 2010, uma grande enchente atingiu o município de São Luiz do Paraitinga/SP causando enorme destruição. Após o desastre, a cidade viveu um intenso processo de reconstrução.
Nossos alunos do 9º ano e do Ensino Médio visitaram São Luiz do Paraitinga para um estudo do meio.
Junto com seus professores e guias locais, os alunos percorreram uma trilha, conheceram cachoeiras e desceram uma parte do Rio Paraitinga em botes, verificando as consequências do manejo inadequado dos recursos naturais e a degradação da mata ciliar.
Hoje o turismo sustentável é um grande recurso para a reconstrução do patrimônio material (construções históricas) e da manutenção do patrimônio imaterial (memórias, contos, lendas e mitos locais).